sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

LOUVANDO NO MEIO DA TORMENTA

Não obstante os momentos negros de horror, os santos de Deus sempre encontram um meio de louvá-lo. Davi e o próprio Jesus sabiam o que era isso: cantar no meio da tormenta. Isto é sacrifício de louvor (Sl 50:23).Portanto, ofereçamos sempre por meio dele a Deus sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. (Hb 13:15)
O sacrifício de louvor, não flui facilmente.Não é espontâneo.Não é recheado por sorrisos e não é barato.É algo que oferecemos para Deus em momentos que gostaríamos de sumir do mapa ou entrar para debaixo de um cobertor num quarto escuro.
Quando o nosso íntimo não deseja cantar.Quando o nosso mundo parece estar caindo aos pedaços e tudo dá errado.Quando nossa alma está ferida e melancólica e as lágrimas insistem em descer.Você há de concordar comigo de que nessas circunstâncias, louvar a Deus é um sacrifício. A situação diz: “O melhor é ficar calado!”
Porém, a expressão de louvor desta hora rompe o justificável, o humanamente aceitável e arranca do íntimo a última gota de fé para abrir os lábios em adoração. Aleluia!

O salmista Davi disse: “Louvarei ao Senhor em todo o tempo” (Sl 34:1). Isto é, em todos os momentos. Este louvor a que Davi se refere, não é um louvor do cotidiano festivo. Não é um louvor comum e fácil que não custa nada, de quando tudo vai bem.
Não é sentimental e vazio. Pelo contrário, é cheio de consistência. É oferecido a Deus nos bons e nos maus momentos, nas ocasiões em que somos agraciados por bênçãos do Senhor, mas também nas ocasiões em que o Senhor parece estar bem distante. Sacrifício de louvor é:
Cantar, quando o bebê morre.
Quando a doença chega.
Quando os amigos se vão.
Quando somos traídos.
Quando perdemos o emprego e Deus parece estar a milhões de quilômetros de nós.
É cantar com a voz engasgada.
Com a saudade ardendo no peito.
Exausto de cansaço.
Com os olhos vermelhos de chorar e gemendo de dor. Puxa! Como é difícil. Mas é possível.
O diabo sussurra:
- Que motivos você tem para louvar a Deus nessa hora? Ora! Ele tem desprezado você. Olha só o seu sofrimento, a sua situação! E Ele não faz nada a seu favor!
E você sente a sua fé balançar.
Às vezes, chega a pensar:
- Sabe, nem Deus espera que eu louve numa hora dessas! Eu sei que Ele vai me compreender se eu me calar e não for para a igreja! E sair do coral e me isolar um pouco!
Esse pensamento está errado. Ele espera exatamente que você o louve e que, cada vez mais, se aproxime d’Ele porque Ele é digno do nosso sacrifício de louvor.
Não volte envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e o necessitado.(Sl 74:21)
Louvor é expressão de admiração e apreciação. É a forma mais bonita que o crente tem para expressar o seu amor e gratidão. É por isso que Deus deseja ouvir a nossa voz em louvor, mesmo nas horas mais difíceis, e quando assim fazemos, os grilhões se rompem, as portas se abrem. Pois penso, que o adorador tem acesso livre na sala do trono de Deus. Muitos dos salmos que Davi escreveu eram cânticos de louvor que ele, pelo Espírito de Deus, compôs quando estava em grandes aflições e estes servem para conduzir, ainda hoje, cristãos ao trono de Deus.No início da caminhada do povo pelo deserto, quando tinham acabado de passar o Mar Vermelho, Moisés compôs um cântico ao Senhor (Êx 15), e vemos que este cântico será entoado pelos que vencerão a besta e sua imagem.Grandes e maravilhosas são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-Poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Quem não te temerá, ó Senhor, e não glorificará teu nome? Pois só tu és santo. Todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti. (Ap 15:3,4)
O crente vence cantando. A porta se abre quando louvamos. Adquirimos forças espirituais quando abrimos os nossos lábios em adoração.Lembra da história de Josafá, com seu pequeno exército? Levitas cantando na frente de um exército. Quem já viu isso? Até aquele momento creio que ninguém. É, mas a vitória que parecia impossível veio enquanto louvavam a Deus. Aleluia!
O que você está esperando, irmão?
Você não precisa ter uma bonita voz para se tornar adorador, não precisa gravar um CD para começar a cantar, nem sequer precisa de afinação ou instrumentos musicais. Tudo o que Deus deseja, é que o louve, com amor e com a voz que Ele lhe deu. Louve sorrindo, louve chorando, louve na abundância, louve na escassez e em todos os momentos. Simplesmente, louve. Lembre-se! O adorador tem acesso livre na sala do trono de Deus e Deus lhe abre a porta.
Eu creio assim. Aleluia!
(Trecho do livro: A Porta Que Deus Abre Para Você,Cap.09,item 03)

2 comentários:

  1. É difícil louvar no meio da tormenta, mas a verdade é que nada pode calar um verdadeiro adorador!!!

    ResponderExcluir
  2. Parece coisa de louco andar regozijando em meio a uma situação crucial. É muito difícil, por exemplo, ver alguém que amamos tanto, no leito de morte, ou acometido de uma enfermidade incurável ou sendo roubado, e ainda assim,nos sentirmos felizes .
    Como pode ser isso? Parece muito contraditório. Quase dá vontade de dizer que essa pessoa está fora de seu juízo normal, não é mesmo?
    Mas, por outro lado,devemos pensar que deve haver uma razão muito maior e mais forte do que o que se vê aos olhos humanos.Ora, se a pessoa é feliz,é por que ela crê no sobrenatural agindo a seu favor e em sua vida! Então ela louva, porque acredita que a tristeza pode durar uma noite toda, mas a alegria vem ao amanhecer! Não há nenhum sofrimento que Deus não nos possibilite como suportá-lo, nada há que não esteja no controle de suas mãos! Então, finalizo com as próprias palavras do pastor Daniel, quando bem expressou em seu livro "Louvando no meio da Tormenta": Louvor é expressão de admiração e apreciação."É a forma mais bonita que o crente tem para expressar o seu amor e gratidão", pois "a vontade de Deus é sempre boa, agradável e a perfeita para o homem!"

    ResponderExcluir